quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dúvidas

Pessoal, estamos preparando uma cartilha detalhada sobre o Cidadania Inclusiva. Enquanto não a publicamos, algumas dúvidas surgem, o que é saudável. Vão aqui alguns esclarecimentos sobre pontos que geraram perguntas durante os últimos dias.

O MCI é uma entidade estudantil?

Não, o MCI é um movimento social amplo. Temos como faixa de atuação toda a sociedade civil organizada, ultrapassando os muros da escola e da universidade. Dessa forma, não temos o objetivo de concorrer com Grêmios Estudantis, Centros e Diretórios Acadêmicos, Diretórios Centrais ou Uniões Estudantis (nem mesmo disputar a gestão desses órgãos).

O MCI possui vínculos com algum partido político?

O MCI é um movimento social idealizado sobre o pilar do apartidarismo. Ou seja, nós não somos vinculados a quaisquer partidos políticos. Também não possuimos objetivos eleitoreiros, o que significa que não viemos concorrer com qualquer partido ou instituição equivalente. Também não temos a intenção de dissolver quaisquer partidos ou instituições políticas.

Qual é a posição do MCI, ideologicamente?

O Movimento pela Cidadania Inclusiva é um movimento social de esquerda. Nossos horizontes são a igualdade e a justiça social. (Trataremos dessa questão com aprofundamento noutros tópicos do blog e também na cartilha, a qual será publicada em breve.)

O que são os núcleos de discussão?

Grosso modo (trataremos com aprofundamento em tópicos próximos), núcleos de discussão são grupos formados por pessoas interessadas em discutir questões que afetam a vida de todos nós. Mais que isso, são grupos que, a partir da discussão (e da consequente conscientização), de fato têm o poder de fazer as transformações de que precisamos, e o fazem. O núcleo se reúne para discutir determinada questão, chega a uma resolução e determina o que é preciso para solucionar a questão. Depois, coloca em prática essa solução. Simples assim.

O que os núcleos de discussão podem abordar?

Os núcleos podem tratar de questões que afetam a realidade de todos nós. Alguns exemplos: educação, infraestrutura urbana, saúde pública, cultura, meio ambiente, economia, política, direitos humanos, violência, segurança pública e tantos outros incontáveis assuntos. O importante a observar é que os núcleos devem ultrapassar a discussão e partir para a ação, propriamente dita, que é a responsável pelas transformações esperadas.

É importante ressaltar uma característica do núcleo: ele é bem pequeno. Sendo assim, pode-se discutir de maneira profunda e extensa os problemas que afetam a base. É claro que os núcleos discutirão, vez em quando, questões nacionais. Mas, por estarem mais próximos da realidade local, ninguém melhor que eles para apontar falhas e soluções para sua realidade.

Esperamos que essas respostas sejam de ajuda para entender melhor um pouco da ideia do Cidadania Inclusiva. Não abordamos todas as questões, mas todas serão tratadas pelos próximos tópicos do blog. Deixe suas dúvidas, críticas, sugestões nos comentários, mande emails (cidadaniainclusiva@gmail.com). Participe! É ousar para vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário